Translate

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Visita a Juiz de Fora e Leopoldina

Primeira parada: Juiz de Fora


Foi uma viagem bastante longa, pois o ônibus, alem de parador ainda tinha um motorista uito tranquilo. Segurança na viagem que trouxe um certo atropelo na chegada a Juiz de Fora. Denise, do Projeto Crescendo com Arte e Cidadania, da I. M. no bairro Monte Castelo, nos recebeu na rodoviária. Eu e Tia Léia fomos acolhidas com muita simpatia e passamos uma gostosa tarde com as educadoras e as adolescentes do projeto. Tia Léia ministrou uma oficina de Música que foi recheada de risos. 


No final da tarde, um encontro com as educadoras dos dois projetos, PSAF de Benfica e de Monte Castelo, trouxe alento para ambas as partes. Visitantes e visitadas sentiram que a união no trabalho é um santo alimento aos projetos e tambem à equipe coordenadora. 


Ângela, agente local do Projeto SAF em Benfica e Denise, agente do Projeto em Monte Castelo, juntamente com as representantes de suas equipes de trabalho ficaram alegres e animadas com as perspectivas futuras. Ficou combinado que no início de 2012 haverá um encontro de capacitação Distrital. É bastante trabalho para esses 2 meses e meio, mas o suficiente para animar toda a equipe.


A AMAS da igreja no Bairro Monte Castelo, através de contribuição de associados e parcerias, mantem o projeto, alem de outras ações na comunidade. Os trabalhos artesanais que as educandas fazem sob a direção de Luiza são comercializados, gerando renda que é aplicada a trabalhos com elas mesmas. A última ação foi uma ida ao teatro que muito alegrou a turma.

A igreja em Benfica está em processo de reforma do seu espaço físico, o que levou à suspensão dos encontros com as crianças e adolescentes. Apesar disso, o trabalho das educadoras não parou. Elas se preparam para a capacitação de 2012.


Segunda parada: Leopoldina


Em Leopoldina fomos recebidas pelo pastor Adilson Mazeu que fez a gentileza de nos levar até o distrito de Tebas, onde fica situada a congregação que abriga o projeto. É um grupo pequeno mas comprometido com o trabalho. O grupo de jovens da igreja se reveza na ministração das músicas às crianças no início do trabalho, que só funciona aos sábados. A Educação Cristã foi apresentada neste sábado. Em outros são trabalhadas outras oficinas, como pintura, esportes e recreação.
O grupo de crianças é composto de frequentadoras e não frequentadoras da igreja. Segundo o Sr. Nézio Valverde, evangelista e agente local, o trabalho do projeto fez ressurgir a Escola Dominical na congregação. Alem disso, há uma família na igreja que veio através das crianças que começaram a frequentar o projeto.
 


Tambem aqui Tia Léia minstrou a oficina de música, envolvendo todo o grupo com seus sininhos que atraem até os mais crescidinhos. Logo após o trabalho com as crianças, um encontro com o grupo de jovens educadores, uma palavra sobre o trabalho com a Educação Cristã. A noticia do encontro de capacitação programado para o início de 2012 alegrou o grupo.


Prova do amor de Deus recebido na comunhão de irmãos
A Bíblia afirma que Deus providencia o que os filhos e filhas dele necessitam enquanto estes e estas dormem. Provado! Fomos acolhidas pelo Pastor Eliseu, da Igreja Metodista Central de Juiz de Fora. Dormimos, e muito bem instaladas num apartamento, destinado a pessoas da igreja, em trânsito pela cidade. Em Leopoldina havia um apartamento reservado em um hotel da cidade, onde pudemos descansar do dia cheio antes de voltar para Belo Horizonte.

Agradecemos a boa acolhida e as despesas pagas em nome do Projeto Sombra e Água Fresca.
A oferta de voces se destinou primeiramente às crianças e adolescentes acolhidas nos nossos projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário