Translate

Encontro de Representantes

Projeto Sombra e Água Fresca

Reunião de representantes de projetos da Grande BH
02-11-2011
Local Igreja Metodista em Santa Efigênia

Projetos presentes


Contato

Amizade
j
Celi justificou
João Monlevade
-
Não respondeu
Liberdade
p
Cida Porto
Quero Viver
p
Ana Lídia, Márcia, Rose, Marlene e
Viver e Crescer
p
Alda e Eliane
São Gabriel
p
Patrícia Rocha
Impactar
-
Não consegui contatar por telefone
Renascer
j
Nilda justificou
Serra
j
Ana Clara justificou
Vila Oeste
p
Clemilda
Tio Leon
p
Sandra e Eni
Raios de luz
-
Não consegui contatar por telefone
Criança Feliz
j
Rômulo justificou
Palmital
-
Não consegui contatar

Estiveram também presentes Anderson, esposo de Patrícia, D. Clarice, mãe de Clemilda, Túlio, Débora e Lucas, familiares de Cida Porto, convidados pela agente regional.

Início às 11: 05 com oração pela Agente regional.
Os assuntos tratados foram tratados na ordem proposta em pauta. O atraso se deu em função do número de projetos que confirmaram presença.

  1. Avaliação do torneio de futsal - Entrega de medalhas e certificado de participação
As pessoas até então presentes apresentaram suas ponderações e sugestões e alguns pontos foram considerados sendo propostas modificações em função do último torneio. Alexandre Saraiva, impossibilitado de estar presente enviou sua avaliação por escrito[1], a maioria das quais foram também citadas na discussão do grupo. Onice explicou que, das ponderações apresentadas, todas haviam sido programadas inicialmente, não ocorrendo em vista a posição da pessoa que havia se disponibilizado para organizar e que ao final solicitava um montante de R$ 500,00 para a realização do torneio, verba não existente por não ter sido incluído no orçamento regional para o PSAF.

Algumas outras questões foram apresentadas:
  1. Maior clareza na definição das idades das categorias. Onice explicou que as idades foram mudadas em função das idades das crianças integrantes dos projetos inscritos, que, dentro da classificação apresentada no regulamento, não permitia que alguns deles participassem.
  2. Ter alguém especificamente designado para guardar a entrada e saída de pessoas participantes do torneio.
  3. Reunir o pessoal voluntário que vai trabalhar antes explicando as regras do torneio e como preencher as súmulas.

Foi definido que o torneio será bienal, preferencialmente no primeiro semestre, em maio ou junho, pois são meses mais tranquilos nos projetos e tambem nas escolas.

Ficou o incentivo a que os projetos façam encontros e torneios entre si nos espaços disponíveis e possíveis.

Finalmente foi citada a questão de atitudes não aceitas nos projetos, por de pessoas que acompanham os times. Foi aconselhado que, quando pais ou outras pessoas façam parte das caravanas, que seja explicado o regulamento que inclui o “palavrão” como infração dentro de campo, o que se estende à torcida pois nos projetos o palavrão é combatido o tempo todo. Foi também sugerido que a questão do lixo seja incluída no regulamento.


  1. Reflexos do Encontro Regional
Ao ser apresentada esta oportunidade, o comentário de Eni, do Projeto Tio Leon, foi que houve uma renovação do ânimo entre os participantes do projeto, inclusive voltando a funcionar também nas terças e quintas, alem do sábado. Poucas pessoas presentes estiveram durante o Encontro o tempo todo. Não houve mais contribuições.

  1. Encontrão
      Vai haver?
Sim, foi a resposta das representantes dos projetos presentes.
      Que dia?
08 de dezembro.
      Quem vai fazer ofício para o Izabela e ofício para a igreja pedindo a capela?
Onice.
      Como os projetos vão participar da celebração?
Cada projeto tem 5 minutos para fazer uma apresentação alusiva ao Natal. Não ficou definida uma sequencia ainda, mas ficou a ideia de fazer a entrada dos projetos com estandartes. Cada projeto estará identificado com uma cor.[2]
      Como será a programação?
Celebração de Natal na capela e, se o clima permitir, lazer até 16 horas, quando será servido um lanche e encerrado o evento com a saída. Se não houver  condições será servido o almoço e logo depois a saída.
Eni ficou de tentar estudantes do Izabela para ajudar na programação do lazer.[3]
      Quem vai dirigir a celebração?
Solicitar à Dulce Léia que conduza. Teca deve estar presente e sempre se dispõe a ajudar.
      Quem vai se responsabilizar pela ornamentação?
Lembrado que é época de Natal e a capela já deve estar ornamentada.
      Quem vai se responsabilizar pela limpeza?
Será incentivado a todo o grupo participante que cuide bem do espaço e, se possível, solicitar alguém do Izabela para completar a limpeza após o evento. Onice ficou de ver isso por ocasião da assinatura do contrato.
      Como será a alimentação?
Cada projeto via levar arroz já cozido e ingredientes para fazer “a la grega”. Cada projeto fará uma solicitação de refrigerantes aos educandos em quantidade suficiente para o almoço e lanche.[4]
      Se houver recreação, quem vai se responsabilizar pela piscina?
Clemilda ficou encarregada de fazer o contato e solicitação ao corpo de Bombeiros. Cada projeto também deve tentar trazer alguém que possa ficar disponível.

  1. Panetones
A Campanha Natal Solidário neste ano vai estar ligada à venda de panetones da marca Aymoré, que podem ser solicitados ao Gordon o mais rápido possível. Ele já fez a compra de 1000 panetones que estarão disponíveis a partir de terça-feira. Estão sendo adquiridos a R$6,80 e podem ser vendidos, no mínimo, a R$10,00. O lucro da venda é do projeto. Assim que for definido o número de panetones, ligar para o Gordon para ver como serão entregues. Telefone do Gordon: 9109-4799.[5]

  1. Cofrinhos
Os cofrinhos são para incentivar as crianças do projeto ou da igreja a colaborarem com o Projeto Sombra e Água Fresca, especialmente com o Natal Solidário. Como será usado é o projeto que decide. Onice ficou de entregar o mais rápido possível.

  1.  Crianças alemãs
Apenas notificando que, na quarta região a sugestão mais freqüente foi a da mochilinha, algumas com a ideia de se fazer em outra cor. Se for colocar alguma coisa dentro, a sugestão mais freqüente foi de ser camisa, que pode ser a amarelinha do PSAF ou alusiva à origem do dinheiro, ou seja, a parceria do PSAF co a igreja da Alemanha.

7. Comunicados da Agente regional
7.1  Participação no Concílio: estará oficialmente em espaço cedido pela sede regional e estará vendendo materiais promocionais e panetones.
7.2  Reunião com outras agentes no dia 15 de novembro – recadastramento e atualização
Estará em reunião da área nacional com agentes das outras regiões.
Para isso solicita o recadastramento dos projetos pelo preenchimento da ficha própria, em anexo, para apresentar dados atualizados no relatório.
Término da reunião com a leitura e breve reflexão do texto bíblico de I Coríntios 9.26-31 e almoço de confraternização.
_________________________________________________________
Leitura bíblica
   Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
   E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.
   Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
   E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.
    Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.
   Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.
___________________________________________________________________________

 
Tabela de cores de cada projeto.

Esta cor deve ser utilizada para identificação de cada educando. Foi pensado em uma fita com nome amarrada no pulso.

Quero viver
Viver e Crescer
Tio Leon
Vila Oeste
São Gabriel
Liberdade
Amizade
Vermelho
3 cores do proj.
Verde limão
Amarelo
Laranja



Renascer
Palmital
Serra
Impactar
Palmital
Raios de luz
João Monlevade










[1] Em termos gerais o campeonato foi um sucesso, pois o nosso maior objetivo foi alcançado. A integração dos educandos.
. Para o ano que vem, proponho que três meses antes seja elaborado o regulamento e o mesmo seja encaminhado para os projetos participantes para que os mesmos possam opinar e sugerir alterações. Dois meses antes o regulamento deverá ser definido.
. Um mês antes os nomes completos dos educandos participantes deverão ser repassados ao organizador com a respectiva data de nascimento, idade e categoria.
. As categorias poderão ser SUB 14, SUB 12, SUB 10 e FEMININO.
. O evento deverá ser programado para um dia inteiro.
. Os educandos deverão levar cópias (xeróx) de algum documento que comprove sua idade e portá-los no momento de assinar a súmula.
. A tabela deverá ser definida com um mês de antecedência e repassada aos projetos participantes
. Precisaremos de no mínimo 3 pessoas para trabalhar em cada jogo.

Abraços!!!
Alexandre  

[2] A tabela de cores está no final. Quem vai participar deve escolher, preencher e reenviar a mim.
[3] Se conseguirmos, que tal sugerir que pensem algo para uma ou duas horas em ambiente fechado, caso esteja chovendo?

[4] Observação minha: acho que há necessidade de algo mais, quem sabe um tutu de feijão.

[5] Anexo, um modelo de lista para previsão de venda e controle pessoal do número de panetones.
Não precisa ser entregue. O acerto é relativo ao número de panetones solicitados.