Translate

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Colônia Bíblica de Férias em Nova Almeida

Dulce Leia Sathler Balmant

Local:  Acampamento Metodista em  Nova Almeida(ES)
Data:  17 a 19 de julho de 2013
Promoção:  Projeto Sombra e Água Fresca
Objetivo:  Integração da Equipe de educadores e voluntários do Projeto SAF Liberdade com o Grupo de Voluntários em Missão para realização de uma Colônia Bíblica de Férias com 60 crianças, sendo 50 da Comunidade local e 10 do Projeto Liberdade em Ribeirão das Neves/MG.
Tema:  Eco-Missão, Aventura em favor da vida
A programação começou bem antes, com reuniões de planejamento da Equipe, ainda em BH e Neves.
Foram selecionados 20 adolescentes entre os grupos de  São Gabriel e Liberdade (10 de cada) para serem  grupos de apoio à equipe de educadores.


Figura 1 - Acampamento Metodista em Nova Almeida 

Dez  crianças vencedoras de uma gincana realizada pelo Projeto SAF Liberdade foram contempladas com esta viagem a Nova Almeida, onde participaram da Colônia Bíblica e também tiveram momentos especiais além desta programação, como idas à praia e passeios pela cidade.
Parte da equipe antecipou a viagem para preparação do Acampamento bem como a recepção do grupo de americanos, Voluntários em Missão, que chegou  à Nova Almeida no sábado dia 13. Esse grupo veio liderado pela Pastora Cara Elizabeth Newhouse Waller, de Indiana/ Portage – Michigan, composto por 10 adultos e 2 crianças, filhas da Pastora.

Figura 2 - Voluntários em Missão

O restante da Equipe saiu de BH acompanhando  crianças e adolescentes  no domingo, dia 14, à noite e chegaram a Nova Almeida na segunda dia 15, pela manhã.

Em todos os dias foram ministradas devocionais, após o café a manhã, com cânticos e reflexões bíblicas.
De quarta a sexta, de 14 às 17 horas, foi realizada a Colônia Bíblica de Férias com mais de 60 crianças cuja programação contava no primeiro momento com todos num grupão onde era ministrada a Educação Cristã, com cânticos, histórias, versículos bíblicos e vídeos motivacionais  alusivos ao tema. Depois, as crianças passavam por 3 oficinas, a saber: Esporte e Recreação, Expressão Artística (trabalhos manuais e fotografia) e Dança.  No fim de cada tarde, participavam de um gostoso lanche antes de irem para suas casas.

Figura 4- Educadoras realizadas ao término da Colônia Bíblica

No último dia, sexta, dia 19, as crianças passaram primeiramente pelas oficinas e no segundo momento, pela Educação Cristã quando houve  o encerramento da Colônia, sorteios de brindes, recepção de Certificados, lembrancinhas e animadas sessões de fotos, alem da apresentação das fotos da oficina de Expressão Artística,  que realizou um registro fotográfico de situações favoráveis e desfavoráveis ao meio ambiente no entorno do Acampamento Metodista. Ih!!!! Oh!!! Foi a avaliação de cada situação apresentada.


 Figura 5 - Silene e seus pequeninos com o produto das oficinas de arte

Figura 6 - Oficina de Expressão Artística

Figura 7 - Pequenos Artistas

Figura 8 - Posando para foto

Na  terça, dia 16 à noite, tivemos  uma reflexão  com todo o Grupo especialmente os adolescentes e jovens sobre “Consciência crítica”  à luz da Bíblia (refletindo sobre manifestações e protestos ocorridos pelo País nos últimos dias).

A participação do Pastor Wesley Cardoso Teixeira e sua família  muito nos auxiliou em diversas necessidades e também ministrando a todo o grupo numa devocional na quarta, dia 17 á noite.

Na quinta, dia 18, aconteceu a Noite de Talentos, quando se apresentaram vários números, descontraidamente, o que foi muito divertido para todos.

Figura 9 - Brad contando uma piada. Thiago, traduzindo



Figura 10 - Campeões eleitos pela galera concorreram a vários títulos engraçados

Na sexta, dia 19, à noite, uma Festa Caipira, regada a caldo de mandioca, caldo de feijão e cachorro-quente, mais uma animada quadrilha liderada por Thayssa, o que arrebatou brasileiros e americanos, crianças e adultos, cuja energia não se esgotava nunca.


No sábado, dia 20, pela manhã, o grupo de americanos liderou o momento devocional na pessoa do Pastor David Newhouse, que depois de uma breve mas profunda meditação bíblica ministrou a Ceia do Senhor.
Finalmente, no sábado à noite, o Grupo de crianças, adolescentes e educadores retornou a Belo Horizonte. na Segunda-feira, o grupo de americanos retornou aos EUA.

Belo Horizonte, 02 de agosto de 2013
Dulce Leia Sathler Balmant -  Educação Cristã

 
Figura 12 - "... Se o amor de Cristo está presente nosso grupo cresce em união"


Observação: as fotos desta publicação foram obtidas de várias pessoas, participantes do evento, que as postaram no Facebook e recolhidas pela Dulce Leia. Obrigada a todos e todas!

Vejam as fotos da oficina de fotografia


Nenhum comentário:

Postar um comentário