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domingo, 18 de março de 2012

Construindo um mundo melhor II

Educação em valores humanos
Caminhando com valores
Um projeto, que tem como tema os títulos acima, encontra-se em fase de experiência nos projetos SAF Liberdade e em São Gabriel.

A segunda parte do encontro do dia 10 de março foi dedicada à apresentação do mesmo ao grupo presente para motivação e apreciação.

Por quê um projeto desse?

Valores relativos da verdade
Infográfico usado em Betim
Os valores do Reino de Deus são aqueles que a sociedade de hoje esqueceu, e que o PSAF quer resgatar com seu trabalho, coincide com a proposta de vários educadores e até teóricos da Educação secular. Dentre esses, um educador indiano tem influenciado pessoas e escolas. Sua proposta de abordagem classifica os valores em absolutos e seus sub-valores, segundo Maria Fernanda N. Mesquita, autora do livro "Valores Humanos na Educação", que foi trabalhado em 2008 no Projeto Viver e Crescer, de Betim.

Nesta proposta, os valores absolutos são 5: AMOR, VERDADE, PAZ, NÃO-VIOLÊNCIA, VERDADE E RETIDÃO (AÇÃO CORRETA). Cada valor desses tem outros relacionados diretamente a ele e muitos anda se referem mutuamente, formando uma rede de valores, que, embora denominados sub-valores, caracterizam posturas e são tão importantes como o absoluto.

AMOR: dedicação, amizade, generosidade, devoção, simpatia, gratidão, caridade, perdão, compaixão, compreensão, igualdade, alegria, doação.

VERDADE: discernimento, interesse pelo conhecimento, autoanálise, espírito de pesquisa, perspicácia, atenção, reflexão, sinceridade, otimismo, honestidade, exatidão, coerência, imparcialidade, lealdade, sentido de realidade,  justiça, liderança, humildade.

RETIDÃO: dever, responsabilidade, ética, vida salutar, ordem, iniciativa, perseverança, respeito, esforço, simplicidade, amabilidade, bondade, disciplina, limpeza,  coragem, integridade, dignidade, prudencia, serviço ao próximo.

PAZ: silencio interior, calma, contentamento, tranquilidade, paciência, autocontrole, tolerância, concentração, autoaceitação, autoestima, desprendimento, autoconfiança.

NÃO-VIOLÊNCIA: cooperação, fraternidade, altruísmo, respeito à cidadania, concórdia, força interior, unidade, patriotismo, responsabilidade cívica, respeito à natureza, respeito às religiões, uso adequado do tempo, uso adequado do dinheiro.

Se paramos para pensar em cada uma das palavras acima escolhidas pelo pensador indiano, percebemos que nossa identidade cristã compartilha dos mesmos valores.

Por que não trabalhá-los em nossos projetos?

É a proposta do Projeto "Construindo um mundo melhor - Educação em valores humanos", pensada pela equipe do projeto Liberdade, e que pode, depois de avaliada, ser adotada por outros projetos.

Retidão leva ao alto




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