Translate

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Julho - tempo de EBF

É tempo de se focar nas crianças que, teoricamente estão de férias. Esse tempo, na atualidade, tem sido variável de município para município e, de certa forma, interferido no trabalho das igrejas locais.

A Igreja Metodista tem como tradição o trabalho com as crianças da igreja local estendendo-se às da comunidade. Anualmente é publicado um caderno especial para esse fim e, a cada ano uma região é encarregada de elaborar o material.  Vale a pena reler o depoimento de Maria Aparecida Porto na apresentação do caderno da EBF para 2012 é um exemplo de como pessoas que hoje pertencem à igreja vieram a ela por meio desse tipo de trabalho. 


O que é Escola Bíblica de Férias – EBF?


EBF não é uma escola, é um tempo em que, juntos, meninos e meninas, direcionados por uma equipe de pessoas voluntárias que podem ser membros de uma igreja ou colaboradores se reúnem em um determinado espaço, de preferência nas dependências de uma Igreja ou Escola, aprenderem de Jesus e da sua Palavra. Esse aprendizado se dá através de histórias bíblicas, músicas, atividades dirigidas, brincadeiras e lanches. Todo mundo aprende e se diverte nas férias escolares.

Eu, Maria Aparecida comecei a frequentar uma Igreja Metodista quando tinha 9 anos de idade. Só assistia os cultos vespertinos acompanhada de parte da minha família. Éramos eu, minha mãe, meu irmão mais novo, minha irmã mais velha e sua filhinha. Um dia, quando já tinha quase dez anos fui convidada para assistir a uma EBF na minha Igreja. Falei muito no ouvido de minha mãe. Ela então, deixou que eu e meu irmão participássemos daquela EBF. Lembro que foi uma semana maravilhosa. Eu e meu irmão achamos fantástico e, a partir daí, consegui que minha mãe nos levasse a participar da Escola Dominical. Minha irmã mais velha e minha sobrinha também passaram a frequentar a Escola Dominical. Mais alguns anos se passaram e mais duas irmãs e um irmão vieram para a Igreja. Hoje sou casada com Túlio, mãe de Lucas e Débora, ainda frequentando a igreja metodista, continuo a acreditar no amor de Deus que pode ser transmitido por alguém em uma EBF. Agora, para a promessa de Deus se cumprir, só faltam dois irmãos.

O tempo passou e, agora estamos aqui eu, Onice e Marlene, escrevendo um Caderno para uma Escola Bíblica de Férias para o ano de 2.012.

Nosso tema é: Vem cá ...  escuta o que Jesus quer nos ensinar!
Deixo aqui, o meu recado para cada irmão e irmã e também a cada colaborador.
Precisamos levar cada criança a ler e meditar na Palavra de Deus pois, só assim ela terá intimidade com Ele, como diz o salmista: "A intimidade do Senhor é para os que o temem, os quais ele dará a conhecer a sua aliança". Salmos 25. l4
A cada Encontro tentamos caminhar com passagens da Bíblia que podem levar as crianças a tomarem decisões para uma vida com Deus.
O Primeiro Encontro apresenta Jesus escolhendo seus discípulos. Sabemos que somos escolhidos por Jesus para sermos seus anunciadores  da salvação para os outros.
No Segundo Encontro vamos aprender a confiar em Jesus quando alguma coisa não vai bem conosco e nem com nosso próximo como os discípulos precisaram confiar.
No Terceiro Encontro Jesus nos ensina a sermos agradecidos como aquele homem, único dos dez leprosos, que voltou para agradecer. Precisamos agradecer a Deus pela vida, pela salvação, pela família, alimento, escola, vestes, e, constantemente, passar essa atitude a nossas crianças.
No Quarto Encontro Jesus nos ensina a separamos um tempo com Ele e sua palavra. Precisamos conhecer e prosseguir em conhecer de Jesus. “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor”. Assim, como Marta decidiu a se sentar perto de Jesus e ouvir dele, nós, também temos que escolher a boa parte, que é “estar com Ele” dando o exemplo, para que a criança queira também fazer esta escolha.
No Quinto Encontro Jesus nos ensina a deixarmos tudo que temos ou pensamos que somos para segui-lo.
E, terminando, no Sexto Encontro, não poderíamos deixar de falar de nossa missão que é anunciar a Palavra de Deus ao nosso amigo, vizinhos, amigo da Escola, trabalho, e especialmente aos de nossa casa.

Que Deus nos ajude a separarmos tempo com a Palavra Dele para anunciá-la a todas as pessoas até que o Senhor venha.
"Ide, portanto, fazei discípulos de todas nações..."Mateus 28- 19 e 20.

Em Cristo,
Maria Aparecida Porto Ferreira

.....................................................................................

Cumprindo esse "IDE" aconteceram várias EBF's em vários locais, dos quais se tem notícia. Os cadernos anteriores sempre são modelos para novas abordagens. 

Em Nova Almeida foi utilizado o caderno de 2008: "Eco-Missão: aventura em favor da vida"; na EBF do Projeto Missionário Passa à Macedônia foi utilizado o caderno de 2012: "Vem cá... escuta o que Jesus quer ensinar"; na igreja do Barreiro de Cima foi utilizado o atual, que tem o tema: "Crianças unidas em amor".
60 + 60 + 60 = 180 crianças, confirmadamente, entraram em contato com a palavra de Deus no mês de julho de 2013.

Sua igreja fez a EBF?
Notifique nos canais existentes. É muito bom receber boas notícias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário